5 Dicas para enfrentar a crise no seu negócio
Nesses momentos de crise, que atingem todos os setores, como driblar as dificuldades e gerir um negócio em meio a esse turbilhão de informações e incertezas.
Coronavírus e a Crise
Com essa pandemia, muitas empresas tem sentindo o impacto direto no seu negócio. Isso é ainda pior para o pequeno negócio, que muitas vezes, não consegue reservas financeiras para mais que um mês. Além disso, em momentos de crise com esse, que atingem praticamente todos os setores, como reformular estratégias para a sobrevivências dos negócios? Como administrar as questões de dinheiro, receitas, despesas e gestão de pessoas em um cenário de alta incerteza e que cada dia é um novo dia para o empresário. A seguir elencamos algumas dicas que vão te ajudar a direcionar os esforços e mudar o foco para a continuação de sua empresa.
1.Escute o Silêncio
A primeira sensação é que falta o chão para o empresário. Um estado de choque e estagnação durante a crise. É uma situação que se agrava durante os dias e que ocorra um longo período de silêncio, no qual nada acontece. É ai que o negócio se transforma. Provavelmente, as coisas estão mudando e bem diferente que você deve estar acostumado.
Em crises passadas, grandes empreendedores tiram proveito dos momentos de silêncio. É uma forma de respiro para criar novos planos. É melhor se preparar para uma recessão do que simplesmente esperar que o cenário melhore. Esse é o melhor insight que o silêncio pode apresentar.
O Silêncio é o melhor conselheiro. Ele serve para o empreendedor voltar mais forte no futuro. Algumas perguntas você pode fazer para o silêncio: “quem eu quero que sejam meus futuros clientes? Quem irei contratar? como está meu plano de negócios? como vai ficar meu fluxo de caixa?”
2.Fidelize sua carteira de Clientes
Foco nesse momento de crise são os clientes atuais. A expansão da empresa ou alavancagem do lucro virá depois que a crise passar. As empresas precisam conversar com seus clientes e se manterem mais próximos ainda. Não para falar sobre doenças e cuidados de contágio, mas sim para enviar mensagens de otimismo, parcerias e principalmente o que estão fazendo nesse momento para manter ou até mesmo melhorar o atendimento. Transmitir confiança é ainda mais importante num momento que estão todos aflitos e tensos em relação ao futuro. Faça algo a mais para eles, de forma criativa, para que sintam o seu empenho em ajudar a atravessar a crise.
Procure conhecer melhor seus clientes. Não só isso, mas certifique-se que ele conhece bem todas as relações de trabalho com sua empresa e seus benefícios que a suas empresa traz para ele. Muitos negócios se adaptaram a crise, fidelizando aiunda mais a clientela. Restaurantes entregando em Delivery a antigos clientes, não só uma forma de ter algum lucro, mas também na lembrança do cliente e como ele é importante depois que essa crise passar.
É necessário apresentar soluções para os cliente e agir antes que possam sequer identificar o problema, para que continue apostando em seu negócio.
3. Comece negociar acordos futuros.
Parece meio ilógico agora nesse momento de crise. Mas é essa oportunidade que muitas empresas estão esperando. Vou dar um exemplo: Uma empreendedora recorreu a ela pedido dicas do que fazer, ja que sua empresa de planejamento de eventos se deparou com diversos adiamentos. Assim ela viu sua rendar cair. Então a empreendedor propôs que começasse a agir o mais rápido possível. Sugeriu que ela fosse em busca de hotéis para negociar taxas de reserva para eventos no futuro e assim consequentemente, possa negociar o reagendamento a clientes, oferecendo melhores opções e soluções.
A Crise vai chegar ao fim e qeu negócios vão sobreviver se tiver essa visão de futuro. Por isso o conselho é que acordos sejam negociados abaixo da média de costume. Dessa forma, você vai alavancar seu negócio mais rápido e fácil, assim que a situação se normalizar e poderá honrar com os compromissos mais rápido que seu concorrente.
4. Controle seus Gastos
O Primeiro passo é utilizar os recursos financeiros de maneira mais enérgica e inteligente. Ou seja, gaste com prioridade e deixe o que é desnecessário para depois. É preciso ter em mente que , com menos pessoas circulando, as vendas e o faturamento vão cair, por isso, gaste somente o necessário para entrega de seus produtos e serviços.
Enxugar mais ainda é um desafio que as pequenas empresas todo o dia estão lutando. Mas nessa época de crise, que os recursos estão mais escassos ainda, é preciso rever e controla realmente o que é essencial para o negócio.
Outra situação é aderir aos planos de facilitação anunciados pelo governo. Tanto ao nível de postergação de tributos, como nesse post já falamos, quanto em linhas de financiamento que podem ajudar o teu negócio, como já falamos nesse post.
5. Tome decisões rápidas
Não espere para ver. Se pode colocar seus funcionários em home-office ou dar férias coletivas, faça. Em último caso, se não houver saída, dispense, mas faça rápido. O momento mostra como planejamento é fundamental. Convoque reuniões de emergência com toda a equipe e desenvolva um plano de ação de emergência para os próximos três meses. Confie no seu plano, mas não fique preso a ele. Se necessário, faça alterações no decorrer da jornada. Seja rápido.
Uma parte importante de toda essa dinâmica é o consumidor. Já há campanhas online estimulando as pessoas a comprar dos comércios de bairro e dos pequenos empreendedores, para ajudá-los a sobreviver na crise. As grandes redes não vão quebrar, por mais que também sintam o peso do coronavírus. Já os pequenos podem desaparecer se seus clientes sumirem. Precisa de sabão e papel higiênico? Compre na venda da esquina. Precisa de mantimento? Vá até o mercadinho do bairro. Faltou medicamento? Veja se tem na farmácia da rua debaixo.
Muitas crises já aconteceram na história da humanidade, mas o mundo nunca acabou! Ou seja, seja persistente e, principalmente, positivo. A crise vai passar. Comunique-se com todos a sua volta, seus funcionários, seus clientes, sua família. Aproveite o tempo para aprender mais. Leia livros, veja vídeos educativos. E mantenha a calma. Com planejamento e tomando as atitudes certas, o pequeno negócio irá sobreviver!